ESPADIM 2019! Conheca a história da arma-símbolo dos Alunos Oficiais


O ESPADIM

A C A D E M I A  D E  P O L Í C I A M I L I T A R D O B A R RO  B R ANC O

NI N° APMBB-050/15/20


NO DIA 04 DE NOVEMBRO DE 2019, A ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO RECEPCIONOU OFICIALMENTE OS 266 NOVOS ALUNOS OFICIAIS, ENTREGANDO A ESTES MERECIDOS PRIMEIRANISTAS, QUE SUPERARAM UM ÁRDUO CONCURSO PÚBLICO, COM MAIS DE 20 MIL CANDIDATOS, O ESPADIM, SÍMBOLO DO CADETE DESTA QUASE BICENTENÁRIA INSTITUIÇÃO BANDEIRANTE. ARMA EM ESCALA REDUZIDA, CONSTITUI RÉPLICA REDUZIDA DA ESPADA DE UM DE NOSSOS FUNDADORES, O BRIGADEIRO RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR, CUJO MODELO ORIGINAL SE ENCONTRA SOBRE POSSE DESTA “VELHA ACADEMIA” E QUE SERÁ ENTRONIZADA AOS SRS E SRAS NO ANO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, EPISÓDIO HISTÓRICO QUE NOMEIA A FUTURA TURMA DE ASPIRANTES À OFICIAL 2022. 

COM CARACTERÍSTICAS APARATOSAS, MEDINDO 70 CM E REPLICANDO O MODELO EUROPEU, CUJA BAINHA É ENCABEÇADA POR UM LEÃO, O ESPADIM POSSUI UMA SIMBOLOGIA QUE RESTAURA, DE FORMA VIVIDA, OS FEITOS HISTÓRICOS DE SEU PROPRIETÁRIO ORIGINAL. RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR NASCEU EM SOROCABA,  EM 4 DE OUTUBRO DE 1794 E FALECEU NO LITORAL DO RIO DE JANEIRO, EM 7 DE OUTUBRO DE 1857. POLÍTICO E MILITAR , FOI UM DOS CHEFES DO PARTIDO LIBERAL PAULISTA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX E UM DOS LÍDERES DA REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1842, EM SÃO PAULO. EM 15 DE DEZEMBRO DE 1831, JUNTAMENTE COM O REGENTE DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ, CRIOU A ENTÃO (E SEMPRE ETERNA) FORÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO, QUE CONTAVA COM 100 BRAVOS MILICIANOS E 30 INDÔMITOS CAVALARIANOS. A “ESPADA EM MINIATURA", ARMA SÍMBOLO DO ALUNO OFICIAL CARREGA, PELA REPRESENTATIVIDADE HISTÓRICA DE UM DE NOSSOS CRIADORES, NOSSO 4 PRINCIPAIS VALORES INSTITUCIONAIS: HIERARQUIA, DISCIPLINA, LEALDADE E CONSTÂNCIA, PRINCÍPIOS DEONTOLÓGICOS EXPRESSOS NO LEMA ENTOADO, INTERNAMENTE, EM NOSSAS ALMAS E CORAÇÕES, QUANDO POSICIONAMOS ESSE VERDADEIRO “ESTANDARTE DE VALORES" PARA REALIZAR A CONTINÊNCIA COM O ESPADIM: "PELA MINHA HONRA, PELO MEU DEUS, PELA MINHA TERRA"! REMEMORANDO SUA PRIMEIRA OUTORGA REMONTANDO O LENDÁRIO CENTRO DE INSTRUÇÃO MILITAR, EM 1936, REPRESENTOU NESTES 83 ANOS O ESPÍRITO E MOTIVAÇÃO NECESSÁRIA AO ALUNO OFICIAL DURANTE SUA FASE DE FORMAÇÃO.

A OUTORGA DESSE SÍMBOLO SINTETIZA A VITÓRIA DESSES NOVOS, E RECÉM-INGRESSOS, MILITARES DO ESTADO BANDEIRANTE NESTA CENTENÁRIA CASA DE ENSINO. A HISTÓRIA DA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO, BERÇO DA FORMAÇÃO DOS OFICIAIS, REMONTA AO ANO DE 1910, COM A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO LITERÁRIO E CIENTÍFICO TRAZIDO PELA MISSÃO MILITAR FRANCESA, QUE CHEGOU EM SÃO PAULO EM 28 DE MARÇO DE 1906, CONTRATADA PELO ENTÃO GOVERNADOR DO ESTADO JORGE TIBIRIÇÁ, COM O PROPÓSITO DE MINISTRAR INSTRUÇÃO À TROPA DA FORÇA PÚBLICA. NO FINAL DA DÉCADA DE 1930, O JÁ CITADO CENTRO DE INSTRUÇÃO MILITAR, NECESSITAVA URGENTEMENTE DE NOVAS INSTALAÇÕES. NASCEU, ENTÃO, O PROJETO DE CONSTRUÇÃO NA ÁREA DA INVERNADA DA FORÇA PÚBLICA, LOCAL DAS INSTALAÇÕES DA APMBB, OBRA DO TENENTE CORONEL ENGENHEIRO DA FORÇA PÚBLICA EUCLIDES MARQUES MACHADO, INICIADO EM 1940 E SENDO AS INSTALAÇÕES INAUGURADAS EM JUNHO DE 1944 E QUE, ATÉ HOJE, HOSPEDA, ESCOLARIZA E, ACIMA DE TUDO, EDUCA OS FUTUROS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR.

“EDUCAR É CRESCER. E CRESCER É VIVER. EDUCAÇÃO É, ASSIM, VIDA NO SENTIDO MAIS AUTÊNTICO DA PALAVRA”. COM ESTA REFLEXIVA PASSAGEM DO EDUCADOR ANÍSIO TEIXEIRA, CONGRATULO ESSES____HOMENS E____MULHERES QUE INGRESSAM À MILITAR POLÍCIA DE FEIJÓ E TOBIAS E PASSAM A INTEGRAR NOSSO SISTEMA DE ENSINO, NA CONDIÇÃO DE DISCENTES DESTE ÓRGÃO DE APOIO DE ENSINO SUPERIOR RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DOS NOSSOS FUTUROS OFICIAIS. O BACHARELADO EM CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA, ONDE SEUS FILHOS, FILHAS E PARENTES AGORA CURSAM, É O CURSO DE GRADUAÇÃO DESTINADO A FORMAR, COM SOLIDEZ TEÓRICA E PRÁTICA, O PROFISSIONAL OCUPANTE DO POSTO INICIAL DO OFICIALATO, TORNANDO-OS APTOS AO COMANDO DE PESSOAS E À ANÁLISE E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS, POR INTERMÉDIO DA UTILIZAÇÃO AMPLA DE CONHECIMENTOS NA BUSCA DE SOLUÇÕES PARA OS VARIADOS PROBLEMAS PERTINENTES ÀS ATIVIDADES JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS DE PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA E DE POLÍCIA OSTENSIVA, EM CONFORMIDADE COM A FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA, COM A GESTÃO PELA QUALIDADE E COM OS DIREITOS HUMANOS. COMO NOVOS ALUNOS GUERREIROS DESSA FORÇA PÚBLICA, CABE REMEMORAR OS ENSINAMENTOS DO JURISTA MIGUEL REALE JÚNIOR SOBRE O CABEDAL DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES NECESSÁRIOS AO INGRESSANTE EM NOSSA QUASE BICENTENÁRIA POLÍCIA MILITAR. EM SUAS SÁBIAS PALAVRAS: “(…) TODA PROFISSÃO PRESSUPÕE UMA HIERARQUIA DE VALORES A SEREM RESPEITADOS E REALIZADOS. NO CASO ESPECIAL DA POLÍCIA MILITAR É NECESSÁRIO REUNIR UM CONJUNTO HARMÔNICO DE VALORES E DEVERES PARA COMPOR A AUTÊNTICA FIGURA DE UM SOLDADO RESPONSÁVEL PELA SEGURANÇA PÚBLICA. DENTRE ESSES VALORES DEVEREMOS DESTACAR: COMPREENSÃO DO SERVIÇO POLICIAL MILITAR COMO UMA VERDADEIRA MISSÃO, CORAGEM E DESTEMOR, ESPÍRITO E DISCIPLINA”

ESSES FUTUROS COMANDANTES TERÃO A RESPONSABILIDADE DE COMANDAR NOSSA GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. PORTANTO, DEVERÃO SER, SIMULTANEAMENTE, GESTORES E LÍDERES DE UMA INSTITUIÇÃO QUE HOJE, SE FOSSE CONSIDERADO UM ESTADO FEDERATIVO, SERIA O 19º ORÇAMENTO BRASILEIRO. PRESENTE EM TODOS OS 645 MUNICÍPIOS PAULISTAS, POSSUI EFETIVO DE 83.982 POLICIAIS MILITARES, 15.281 VIATURAS, 27 HELICÓPTEROS, 370 CÃES, 439 CAVALOS, PRESTANDO UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO DE MAIS DE 45 MILHÕES DE LIGAÇÃO 190 POR ANO. APENAS EM 2019, CONSIDERANDO OS DADOS CONSOLIDADOS ATÉ SETEMBRO DE 2019, FORAM MAIS DE 122 MIL PESSOAS PRESAS, 108 TONELADAS DE DROGAS E 7 MIL ARMAS APREENDIDAS. A COMPLEXIDADE DESTAS RELEVANTES E INTRANSFERÍVEIS PRESTAÇÕES DE SERVIÇO PÚBLICO RECAIRÃO SOBRE OS OMBROS DESTES FUTUROS COMANDANTES!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O UNIFORME BRANCO! Variação do tradicional "azulão", esse traje de gala do Aluno Oficial é utilizado, apenas, em algumas solenidades importantes na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

NOTA DE PESAR! Aluno Oficial YUSA, do 2° CFO, faleceu em 8 de setembro de 2020, em decorrência de problemas cardíacos. O Cadete estava no Rio de Janeiro, em Licença para Tratamento de Saúde

ACADEMIA DO BARRO BRANCO - UMA DAS PORTAS DE ENTRADA NA POLÍCIA MILITAR! O Curso de Formação de Oficiais é responsável por habilitar os futuros Comandantes da PMESP.