A CORNETA E O QUARTEL! A rotina das Academias Militares no toque do corneteiro.

A função de Corneteiro ou Clarim é uma qualificação militar do Exército Brasileiro e das Polícias Militares. Sua função nos Quartéis é de participar das diversas solenidades e formaturas, dando os toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, bem como através de seus sons diários: Alvorada, Recepção de Autoridades Militares, Silêncio e outros, determinar a rotina da Organização Militar.  O manual que regula os toques militares é o C-20-5 (Manual de Toques do Exército).
A música sempre esteve ligada às ações militares desde tempos muito remotos, não apenas para realizar a comunicação no campo de batalha, mas também como elemento psicológico, animando as tropas e atemorizando os inimigos. Os soldados usavam deste artifício como forma de comunicação e orientação em combate e este instrumento era um dos itens mais revenerados juntamente com os estandartes de tropas. O soldado corneteiro tinha ordens expressas de destruir a sua corneta em caso de risco de captura e hoje em dia são muito raros os objetos intactos em museus e coleções particulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O UNIFORME BRANCO! Variação do tradicional "azulão", esse traje de gala do Aluno Oficial é utilizado, apenas, em algumas solenidades importantes na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

NOTA DE PESAR! Aluno Oficial YUSA, do 2° CFO, faleceu em 8 de setembro de 2020, em decorrência de problemas cardíacos. O Cadete estava no Rio de Janeiro, em Licença para Tratamento de Saúde

ACADEMIA DO BARRO BRANCO - UMA DAS PORTAS DE ENTRADA NA POLÍCIA MILITAR! O Curso de Formação de Oficiais é responsável por habilitar os futuros Comandantes da PMESP.