Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2020

MISSÃO CUMPRIDA! A Academia de Polícia Militar do Barro Branco lamentavelmente informa o falecimento do 3° Sgt Ref PM EUSTÁQUIO (no meio da imagem, de uniforme azulão), o ETERNO CORNETEIRO DO BARRO BRANCO!

Imagem
O Corneteiro Paulo EUSTÁQUIO Moraes partiu para a eternidade neste final de semana. De 1981 a 2002, foram 21 anos de dedicação e empenho! Do toque da alvorada (06h00) ao silêncio (22h00), toda a rotina da APMBB era ditada ao som produzido por este excepcional Policial Militar. Os Oficiais Intermediários, Superiores e da Reserva sabem muito bem como o Soldado e Cabo Eustáquio era um simbolo para a história da formação dos Oficiais paulistas. Seu toque de corneta no dia-a-dia, nas revistas e na solenidades ditou o ritmo da Escola de Comandantes da PM nas 2 últimas décadas do século XX! O Cel PM ROMANEK, Comandante do Barro Branco, em nome de todos os Oficiais, Alunos Oficiais e Praças, lamenta profundamente a perda do maior corneteiro de nossa história, se solidarizando com a família e os amigos desta verdadeira LEGENDA! "HOJE, O SOM DA CORNETA FICA UM POUCO MAIS TRISTE... DESCANSE EM PAZ, GUERREIRO!"

ESTÓRIA DE PRIMEIRA NAS SEGUNDAS-FEIRAS (toda segunda, uma estória de nossa História): O Barro Branco no ano de sua fundação!

Imagem
As instalações da Academia de Polícia Militar do Barro Branco foram entregues em 1944. Prédio contemporâneo à Academia Militar das Agulhas Negras, possui similaridades de construção com a Escola de Comandantes do Exército. Naquela época, a formação do Oficial era realizada pelo Centro de Instrução Militar (CIM). Apenas na década de 1970 a Academia passou a se chamar "Barro Branco", alusão com a cor clara da terra localizada em nossa área da invernada.

A CORNETA E O QUARTEL! A rotina das Academias Militares no toque do corneteiro.

Imagem
A função de Corneteiro ou Clarim é uma qualificação militar do Exército Brasileiro e das Polícias Militares. Sua função nos Quartéis é de participar das diversas solenidades e formaturas, dando os toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, bem como através de seus sons diários: Alvorada, Recepção de Autoridades Militares, Silêncio e outros, determinar a rotina da Organização Militar.  O manual que regula os toques militares é o C-20-5 (Manual de Toques do Exército). A música sempre esteve ligada às ações militares desde tempos muito remotos, não apenas para realizar a comunicação no campo de batalha, mas também como elemento psicológico, animando as tropas e atemorizando os inimigos. Os soldados usavam deste artifício como forma de comunicação e orientação em combate e este instrumento era um dos itens mais revenerados juntamente com os estandartes de tropas. O soldado corneteiro tinha ordens expressas de destruir a sua corneta em caso de risco de captura e hoje

NOTA DE IMPRENSA N° 073/15/20: Policiamento Ostensivo a Pé do Batalhão Acadêmico impede furto em estabelecimento comercial no Bairro de Santana

Imagem
Durante patrulhamento pela Rua Voluntários da Pátria, 2087, a equipe de POP-04 (AL OF PM FLAVIO DIAS, AL OF PM CEZAR SILVA e AL OF ANDRESSA LEAL) foi acionada pelo Gerente da Loja Carrefour Express Voluntários, informando que um indivíduo havia efetuado furto no respectivo estabelecimento comercial e que de imediato conseguiu recuperar o objeto furtado, acionando a patrulha logo após. Quando acionada, a patrulha realizou a detenção do indivíduo, conduzindo-o junto do objeto furtado para o 13o Distrito Policial, Casa Verde, permanecendo a disposição do Delegado de Plantão.

NOTA DE IMPRENSA N° 072/15/20: Cadetes recapturam foragido pela justiça na Operação Batalhão Acadêmico de 29/8/20 (sábado)

Imagem
Em patrulhamento pela Avenida Bandeirantes (Campo Belo), a viatura comandada pelo Aluno Oficial PM VELASCO abordou um veículo com 3 indivíduos em atitude suspeita. Após abordagem, foi constatado que um deles era procurado pela justiça. A ocorrência está sendo apresentada no 27° Distrito Policial.

BATALHÃO ACADÊMICO NAS ZONAS NORTE E OESTE DA CAPITAL! Cadetes da 3a. Cia Esc reforçam o policiamento na capital paulista neste sábado, dia 29/8, das 07h00 às 13h00

Imagem
A Operação Batalhão Acadêmico será desencadeada na 1ª Cia do 9º BPM/M e na 2ª Cia do 23º BPM/M, situados no CPA/M-3 e CPA/M-5, respectivamente. Contará com um efetivo de 92 Alunos Oficiais, sendo 51 do 3º CFO e 41 do 2º CFO, supervisionados por 3 oficiais (1 (um) Cap PM e 2 (dois) Ten PM). A logística contará com um apoio de 19 viaturas, incluindo 1 BCM, 11 POP’s, 40 HT’s. Oplanejamento realizado pelos Alunos Oficiais, visa a contribuição por parte da APMBB em reduzir os índices criminais de cada região e o aumento da percepção de segurança da população local, além do auxílio ao público, como tem sido realizada em todas as atividades de nossa Academia.

ESPECIAL DO BARRO BRANCO NO SEMANÁRIO DA ZONA NORTE DE 28/8/20! Jornal dedicou parte da capa e uma página inteira para falar do dia-a-dia da Escola de Comandantes!

Imagem
O Semanário da Zona Norte, tradicional jornal de circulação em São Paulo, dedicou um espaço de destaque para a APMBB. Na capa, destaque para a homenagem ao Dia do Soldado Brasileiro e ao Ato de Juramento e Uso do 1° Uniforme pelos Cadetes do 1° Ano. Além destas reportagens, o jornal abordou as doações realizadas pelo Concurso Companhia Solidária e a visita da ADESG. Nosso Comandante, Cel PM ROMANEK, agradece o apoio da Cel PM LAUDINEA, Cel PM CHAVES, Sra Marlena Herrera, Sra Gelse Koch e Sr Gelse Koch, expressos na matéria. Dedica, também, agradecimento especial ao Dr João Carlos Dias, Diretor do Semanário da ZN, por prestigiar e valorizar todos os Militares e as Escolas Militares da Zona Norte! OBRIGADO!

BARRO BRANCO NO PROGRAMA "GENTE QUE FALA". Rádio Trianon vai divulgar a rotina da Academia em 28 de agosto de 2020, as 12h30

Imagem
A vida acadêmica de nossos Alunos Oficiais será a pauta do Programa "Gente que fala" da próxima sexta-feira. O Maj PM RODRIGO (Comandante da Escola de Oficiais) e o Cap PM MOSNA (Chefe da Seção de Comunicação Social da APMBB) irão apresentar o dia-a-dia do futuro Comandante da Polícia Militar, abordando as competências necessárias para os 4 anos de formação.

COMANDANTE DO BARRO BRANCO RECEBE SECRETÁRIO EXECUTIVO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO! Rotina acadêmica e uso da webaula durante a pandemia foram temáticas abordadas durante a visita técnica

Imagem
Na tarde de 26 de agosto de 2020, o Comandante do Barro Branco, Cel PM Alexandre Monclús ROMANEK, recebeu o Secretário Executivo da Educação do Estado de São Paulo, Dr Haroldo Correa Rocha. A SEE/SP administra mais de 5 mil escolas de ensino fundamental e médio em todo o Estado. Durante a visita, além do Secretário e sua Comitiva conhecerem as instalações e a rotina da Academia, foi apresentado o funcionamento da webaula, que garantiu a continuidade da formação escolar mesmo durante a pandemia.

BARRO BRANCO REVERENCIA A TRADIÇÃO! O Lendário Corcel, viatura utilizada entre o final da década de 1970 e início de 1980, terá exposição permanente.

Imagem
Sob o Comando do Cel PM ROMANEK, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco reverencia marcos históricos. A exposição destes símbolos permite, ao Cadete, criar uma consciência de pertencimento a uma Instituição de quase 200 anos. Hoje, 26 de agosto, o Corcel ficará exposto em nossa Casa Mãe, reverenciando esse equipamento, cuja história se confunde com da própria Polícia Militar do Estado de São Paulo.

USO DO 1° UNIFORME PELOS ASPIRANTES 2023! Cel Romanek exalta a responsabilidade em ostentar a farda, reverenciando Duque de Caxias, Patrono do Exército e homenageado de hoje, Dia do Soldado!

Imagem
CADETES DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS: HOJE, 25 DE  AGOSTO, PELA PRIMEIRA VEZ, MUITOS DOS SENHORES E SENHORAS ESTÃO ENVERGANDO O GLORIOSO UNIFORME DE NOSSA POLÍCIA MILITAR. ASSIM, É UMA DATA DE JÚBILO E DE JUSTO ORGULHO, POIS ESTE TRAJE QUE AGORA OSTENTAM REPRESENTA A AUTORIDADE QUE O ESTADO DEPOSITA EM NOSSAS MÃOS, PARA QUE POSSAMOS SER O ESCUDO DEFENSOR DA SOCIEDADE. ESTA DATA FOI ESCOLHIDA COM UM PROPÓSITO ESPECIAL, POIS COMEMORAMOS HOJE O DIA DO SOLDADO, EM HOMENAGEM AO NASCIMENTO DE LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, O DUQUE DE CAXIAS PATRONO DO EXÉRCITO BRASILEIRO E QUE TANTO HONROU A INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTOU! RECORDANDO ESTE VULTO HISTÓRICO, LEMBREM-SE QUE ENALTECER A FARDA É DEVER DE JUSTIÇA PARA TODOS OS MILITARES DA FORÇA. ESSE É O UNIFORME QUE qHOJE NOS DISTINGUE, REFLETINDO O BOM CONCEITO DA POLÍCIA MILITAR PERANTE A SOCIEDADE A QUE SERVIMOS. ESTA IMORTAL ARMADURA TAMBÉM EVIDENCIA A CONFIANÇA QUE É DEPOSITADA A TODOS OS INTEGRANTES QUE, HORNOSAMEN

ORDEM DO DIA_HOMENAGEM AO SOLDADO BRASILEIRO! Nota para Boletim Interno do Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco - Coronel PM Alexandre Monclús ROMANEK, alusiva a 25 de Agosto - Dia do Soldado Brasileiro.

Imagem
"Hoje, 25 de agosto, comemoramos o Dia do Soldado brasileiro, em alusão ao nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro". Sob seu comando, o Exército do Brasil derrotou a Confederação Argentina em 1851 na Guerra do Prata. Uma década depois, já como Marechal, ele novamente liderou as forças brasileiras para a vitória, desta vez na Guerra do Paraguai. Como recompensa foi elevado a nobre, tornando-se em sucessão barão, conde, marquês e, por fim, a única pessoa a receber um título de duque durante o reinado de Pedro II. Foi designado como o patrono do Exército Brasileiro incorporando o ideal de soldado e sendo a figura mais importante de sua tradição. Historiadores consideram que ele foi o maior oficial militar da história do Brasil. Indiscutível a relevância política e militar deste verdadeiro SOLDADO da Nação brasileira. Mesmo sendo uma distinta figura do século XIX, seus ideais exemplif

POPULAÇÃO VULNERÁVEL DO CENTRO DE SÃO PAULO RECEBE 600 COBERTORES! Entrega formal foi realizada nesta tarde de 24 de agosto, no Largo do São Francisco

Imagem
O Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Cel PM ROMANEK, juntamente com uma Comitiva de Oficiais e Cadetes da APMBB, ofertaram os 600 cobertores novos arrecadados durante o Concurso "Cia Solidária" ao Fundo Social de Solidariedade. A ação, que ocorreu no Centro de São Paulo, beneficiará ainda hoje a população de rua na região. Cel PM NYAKAS, Coordenador Estadual de Defesa Civil; e Cel PM RONALDO, Comandante do Policiamento da Área Centro, participaram do ato.

COMANDANTE GERAL DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA VISITA O BARRO BRANCO! Cel PM ROMANEK convidou a Comandante ELZA e comitiva técnica da GCM para conhecerem a APMBB

Imagem
No final da manhã de 24 de agosto, o Cel PM ROMANEK, Comandante do Barro Branco, recebeu a ilustre visita da Comandante ELZA, da GCM de São Paulo, bem como de inspetores da área de ensino e assessoria,  para conhecerem nossa Academia. Durante o encontro, os ilustres convidados puderam conhecer alguns marcos históricos da APMBB, bem como conpartiljar um pouco da rotina de nossos Cadetes. Para simbolizar os laços de irmandade entre as 2 Instituições, foram trocados mimos para sacramentar este importante encontro. O Comandante da APMBB, além de ofertar o Livro do Centenário, também presenteou a Comandante com a challenge coin do Barro Branco, honra outorgada a um seleto e destacado grupo de autoridades!

USO DO 1° UNIFORME! Alunos Oficiais do 1° Ano do Curso de Formação de Oficiais treinam para o marcante ato, que ocorrerá em 25 de agosto de 2020.

Imagem
Nesta fria manhã de segunda-feira, os 199 integrantes da Turmas Aspirantes 2023 treinaram para um marcante momento em suas carreiras: o compromisso para o uso do 1° uniforme e a primeira continência fardados como Policiais Militares. Em virtude da pandemia, o ato ocorrerá apenas para público interno e será realizado amanhã, 25 de agosto, Dia do Soldado brasileiro, marcando ainda mais a data para estes futuros Oficiais, que iniciam sua missão de defender e proteger o povo paulista. Assim, com o braço direito em posição, olharão para o Pavilhão Nacional e gritarão, com todo a força da voz e da alma, os seguintes dizeres imortais: "AO ENVERGAR PELA PRIMEIRA VEZ O UNIFORME DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PROMETO SOLENEMENTE, HONRÁ-LO E DIGNIFICÁ-LO, ZELAR PELAS TRADIÇÕES E PELA AUTORIDADE QUE ELE REPRESENTA, E DELE FAZER SEMPRE UM INSTRUMENTO DA LEI, DA ORDEM E DA JUSTIÇA!"

O BERÇO DE IDEAIS! Ser um Cadete da Polícia Militar simboliza, apenas, o início de uma longa Jornada...

Imagem
Sob o Comando do Cel PM ROMANEK, o futuro Oficial da Polícia Militar é formado e forjado para adquirir todas as competências necessárias para exercer suas complexas funções. CONHECIMENTOS sobre as atividades e o exercício pleno das ações de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública. HABILIDADES para executar seus deveres operacionais com eficácia e eficiência. ATITUDES típicas de um líder, conduzindo futuramente seus comandados para garantirem a segurança pública no Estado de São Paulo. ESCOLA DE OFICIAIS, O TEU PASSADO É VARONIL! UNIDOS, OMBRO A OMBRO, MARCHAREMOS.  PELA GRANDEZA DO NOSSO BRASIL! UM EXCELENTE DOMINGO A TODOS OS NOSSOS SEGUIDORES!

RECAPTURA DE PROCURADO! Cadetes detêm foragido pela Justiça durante Operação Batalhão Acadêmico de 22/8/20

Imagem
Durante a Operação Batalhão Acadêmico de 22/8/20, a patrulha composta pelos Alunos  Oficiais Laura Cavassani, Fogolin e Silvio abordou um indivíduo em atitude suspeita, que transitava área comercial da Zona Norte, próximo ao Bairro de Santana. Após consulta aos sistemas, se constatou que o mesmo era procurado pela justiça. O foragido cumpria pena por roubo quando se evadiu do sistema prisional. A ocorrência foi conduzida ao 13° Distrito Policial (Casa Verde).

"RESPEITADO É O PATRULHEIRO, PELO EXEMPLO E RETIDÃO!" (Canção do Patrulheiro). Operação Batalhão Acadêmico na chuvosa manhã de sábado!

Imagem
O frio e a chuva não tiraram a resiliência de nossos Cadetes para servirem a sociedade, com desprendimento, profissionalismo e dedicação! Cerca de 100 futuros Oficiais da 2a. Companhia Escola, comandados pela Cap PM Franciele, realizam patrulhamento a pé e com viaturas nas Zonas Norte e Sul da Capital, entre as 07h e 13h. Até o momento, já são mais de 50 auxílios ao público, destacando a distribuicão de material sobre o policiamento comunitário nos estabelecimentos comerciais.  Paulistas, contem com Barro Branco! Cadetes, contem com o Comando da Academia pois, como diz a já citada Canção do Patrulheiro: "(...) E JAMAIS SE VÊEM SOZINHOS, TODOS NA RUA SÃO IRMÃO!"

SÁBADO TÊM OPERAÇÃO BATALHÃO ACADÊMICO! Pateulhamento do dia 22/8/20 ocorrerá nas Zonas Norte e Sul da Capital!

Imagem
OPERAÇÃO BATALHÃO ACADÊMICO    ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO  A Polícia Militar, através da Academia de Policia Militar do Barro Branco realizará, na manhã de sábado (22), dando continuidade ao reforço de policiamento nas áreas operacionais, através dos estágios dos futuros Oficiais da PM, mais uma etapa da Operação Batalhão Acadêmico (OBA),  em conjunto com o 9º e o 16º Batalhão, para reforçar a segurança em diversos pontos da zona norte e da zona oeste e alertar a população sobre as medidas preventivas contra  o  Covid-19 . O Batalhão Acadêmico é composto por Alunos Oficiais, e possui a mesma estrutura e equipamentos de um batalhão operacional e tem como finalidade a realização policiamento preventivo e as atividades de orientação a comunidade, realizadas pelos Alunos Oficiais, sendo que além da execução do serviço policial, as operações fazem parte da formação dos futuros oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, permitindo o exercício de comando,

ENCERRANDO A SEMANA COM TREINAMENTOS PRÁTICOS! Cadetes tem atividades de Policiamento de Choque e Procedimentos Operacionais nesta sexta-feira (21/8/20)

Imagem
"Os futuros Oficiais devem estar preparados, independetemente das condições adversas!" Com esta máxima, reiteradamente pregada por nosso Comandante, Cel PM ROMANEK, as aulas com conteúdo de Controle de Multidões e de Abordagem Policial permitem a execução de procedimentos técnicos e táticos que serão executados quando estiverem comandando a Tropa. O frio e a garoa de hoje são, apenas, mais um obstáculo que será superado pelos aguerridos formandos! FORMANDO E FORJANDO O FUTURO DA POLÍCIA MILITAR! ESCOLA DE COMANDANTES - BARRO BRANCO! Crédito das imagens: Mike Padrão oficial

APRENDENDO O PATRULHAMENTO TÁTICO! Cadetes de Grêmios tem treinamento com a ROTA em 20/8/20

Imagem
Dando continuidade à constante busca de conhecimentos, cadetes do 3° CFO, pertencentes ao Grêmio de Operações Especiais e Grêmio de Policiamento, acompanhados do 1° Ten PM Damaceno e do 1° Ten PM Cavichini, participaram de instrução sobre a história do patrulhamento tático, sedimentação da doutrina e procedimentos técnico-operacionais voltados à realidade do Comandante de Força Patrulha. Os alunos foram instruídos pelo 1° Ten PM Sudatti, do 1° Batalhão de Polícia de Choque.

INTELIGÊNCIA E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO OFICIAL! Cadetes apresentam proposta de trabalho integrativo nestas 2 áreas estratégicas

Imagem
Cadetes da Equipe de Desenvolvimento do Grêmio de Policiamento Inteligente apresentam  propostas de rotinas informatizadas, no período vespertino de 18 de agosto de 2020. As propostas, apresentadas ao Maj PM AEXANDRE, atualmente na APMBB e com vasta experiência profissional na DTIC, visa a otimização de  processos administrativos e operacionais da Escola de Oficiais, alinhados sempre com as normas e diretrizes de Tecnologia de Informação e de Comunicação de nossa Instituição.

BARRO BRANCO E CPOR/SP: Uma longa história de parcerias e de integração

Imagem
A Academia de Polícia Militar do Barro Branco e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo realizam atividades conjuntas há décadas.  As 2 Instituições já realizam 3 Simpósios sobre a Justiça Militar, com intensa participação dos Cadetes da PM e do EB. As Festas da Espora do CPOR ocorrem anualmente em nosso Destacamento Montado, permitindo a valorização dos cavaleiros e a integração entre as Forças coirmãs. Hoje, 19 de agosto, o Comandante do Barro Branco, Cel PM ROMANEK, visitará o Comandante do CPOR/SP, Cel Eng EB MAURÍCIO. O objetivo é intensificar ainda mais os laços que unem estas 2 tradicionais Escolas Militares do Brasil.

A EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO OFICIAL! Alunos Oficiais demonstram atividades de socorro e salvamento para o Programa "Na Linha de Frente", da TV Bandeirantes.

Imagem
O treinamento dos futuros Oficiais para as atividades de Bombeiros foi uma das especialidades formativas exploradas na gravação do Programa "Na Linha de Frente", que irá ao ar no dia 28 de Agosto de 2020, as 22h45, na Rede Bandeirantes de Televisão. Nesta base de demonstração, nossos formandos mostraram os procedimentos de reanimação cárdio-respiratória (RCP)  (utilizado em casos extremos de parada cárdiaca) e a realização de múltiplos nós se emenda e ancoragem, realizados em ações de salvamento. Seguindo a máxima constantemente proferida pelo Comandante do Barro Branco, Coronel PM Romanek, todas as atividades de ensino realizadas na APMBB se baseiam na valorização do trinômio "Homem - Equipamento - Treinamento", tríade imprescindível, que deve acompanhar o Comandante por toda a sua carreira. BARRO BRANCO: FORMANDO E FORJANDO O FUTURO COMANDANTE DA POLÍCIA MILITAR! Crédito das imagens: Mike Padrão oficial

OUTORGA DE LAUREA DE MÉRITO PESSOAL EM 2° GRAU! Cb PM OLIVEIRA, da Seção de Orientação Pedagógica, recebeu a honraria no Gabinete do Comando do Barro Branco

Imagem
SÍNTESE: Indico a Cb PM Oliveira por toda sua abnegação, desprendimento, voluntarismo e conhecimento profissional ofertados desde  maio de 2016 na Seção de Orientação Pedagógica da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Dotada de uma excepcional força e intensidade laboral, se dedica sobremaneira no suporte e auxílio de toda a preparação curricular e pedagógica do Curso de Formação de Oficiais.  Atualmente com um currículo de mais de 9 mil horas, seu trabalho exige completo e total controle, tanto da carga horária de cada uma das mais de 100 disciplinas divididas nos 4 anos de duração como, também, no acompanhamento, desdobramento e execução do conteúdo curricular, devidamente alinhado com os interesses estratégicos da Polícia Militar do Estado de São Paulo na preparação do futuro Comandante. Graças a sua entrega laboral, a APMBB possui uma das mais completas matrizes curriculares entre as formações do Oficialato militar no Brasil, justificando a indicação desta renom

ESTÓRIAS DE PRIMEIRA NAS SEGUNDAS-FEIRAS (toda segunda, uma estória de nossa história): a solenidade do Espadim em 15 de agosto de 1970.

Imagem
Há 50 anos atrás, os integrantes da Turma Aspirantes 1972 recebiam o Espadim no pátio interno da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Proferiram um juramento para se dedicarem integralmente aos estudos e a nossa Instituição. Naquela época, a formação do futuro Oficial poderia durar até 5 anos, já que existia o Curso Preparatório (CP), similar ao ensino médio, que antecedia o ingresso ao "Ninho das Águias". Chama a atenção o nosso "rancho" (refeitório), já que, naquela época, ainda possuia uma cobertura que cobria a calçada do pátio interno. Em nome do Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Cel PM Romanek, parabenizamos os Alunos Oficiais que, naquela oportunidade, se comprometeram a defender a sociedade paulista, juramento fielmente cumprido por todos seus representantes! Crédito da imagem: Cel PM Ciapina

BARRO BRANCO VALORIZANDO SUA HISTÓRIA! Memorial alusivo aos militares da Força Pública de São Paulo, que lutaram e morreram entre os anos de 1924 e 1927, seja na Revolta Paulista, na Coluna Miguel Costa e pela Legalidade, e também aqueles da Revolução de 1930.

Imagem
Neste monumento foi utilizado um Fuzil Mauser 7mm, modelo 1908, original, largamente empregado em combate na época, buscando retratar de maneira fidedigna os conflitos.  Representando o solo paulista, a rocha utilizada foi extraída da Serra do Japi e  alocada no pátio Capitão Alberto Mendes Júnior, com intuito de materializar o solo pátrio, defendido pelos militares paulistas ao longo da história, com abnegação e sacrifício, incutindo respeito e imortalizando a lembrança dos heróis que tombaram no cumprimento do dever. E, por derradeiro, a junção dos dois elementos – fuzil e rocha –, retrata o memorial  do soldado desconhecido, em homenagem aos que foram sepultados em trincheiras distantes e, por isso, não tiveram seus restos mortais transladados ao devido sepulcro. Muitas vezes seus armamentos eram cravados onde o corpo era enterrado, para auxiliar aqueles que detinham a árdua missão de coletar os restos mortais e transportá-los em féretro ao mausoléu. “DULCE ET DECORUM ES

"UM SÓ POR TODOS, TODOS POR UM!" Operação Batalhão Acadêmico apreende drogas e celular irregular, garantindo a segurança nos bairros da Mooca e Santana

Imagem
O Batalhão Acadêmico de hoje, organizado pela 1a. Cia Es, foi composto por 113 Alunos Oficiais empregados nas 12 viaturas de Radiopatrulha e 15 patrulhas ostensivas a pé, além das 04 viaturas de Comando Grupo Patrulha e 02 de Comando Força Patrulha. Foram 50 auxílios ao público prestados às comunidades das Zonas Norte e Leste se Capital, com foco na divulgação do policiamento comunitário, com a entrega de panfletos sobre esta importante atividade, especificamentes nas áreas comerciais destes bairros. Destaque para a ocorrência de apreensão de drogas e de um aparelho celular irregular. O autor e os documentos foram conduzidos ao 56° Distrito Policial. Parabéns pelo excelente trabalho,  Cadetes!  FOCO NA MISSÃO!

OPERAÇÃO BATALHÃO ACADÊMICO! Cadetes da 1a. Cia Es patrulham as Zonas Norte (Santana) e Leste (Mooca) na manhã deste sábado (15/8/20)

Imagem
ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO - OPERAÇÃO BATALHÃO ACADÊMICO   NI Nº APMBB- 060/15/20    A Polícia Militar, através da Academia de Policia Militar do Barro Branco realizará, na manhã de sábado (15), mais uma Operação Batalhão Acadêmico (OBA), em conjunto com o 9º e o 21º Batalhão, para reforçar a segurança em diversos pontos da zona norte e da zona leste da Capital, além de alertar a população sobre as medidas preventivas contra a  Covid-19 . O Batalhão Acadêmico é composto por 113 Alunos Oficiais empregados nas 12 viaturas de Radiopatrulha e 15 patrulhas ostensivas a pé, além das 04 viaturas de Comando Grupo Patrulha e 02 de Comando Força Patrulha. Possui a mesma estrutura e equipamentos de um batalhão operacional, tem como finalidade a realização do policiamento preventivo e das atividades de orientação e auxílio a comunidade, sendo que, mais do que aumentar o efetivo operacional naqueles locais e transmitir sensação de segurança, as operações agregam conheci

CAVALO, CAVALEIRO E A CORAGEM! Cadetes Oficiais realizam a Tradicional Marcha Hipo na Área da Invernada do Barro Branco.

Imagem
O período matinal de 14 de agosto foi de ATITUDE para os Alunos Oficiais que fizeram Aulas de Cavalaria. Foram, pelo menos, 2 horas de transposição de trilhas fechadas, brejos, buracos e de uma série de obstáculos localizados na extensa área da invernada do Barro Branco. Para superar tais adversidades, CORAGEM, ALTRUÍSMO, FORÇA, DEDICAÇÃO E VIBRAÇÃO são atributos imprescindíveis, que devem ser efetiviamente demonstrados pelo cavaleiro, conduzindo assim seu cavalo para o cumprimento da missão! MONTADO SOBRE O DORSO DESSE AMIGO, O CAVALO QUE ALTIVO NO CONDUZ (trecho da Canção da Cavalaria)

PROFESSOR ATUANTE! Dr Roth, Juiz Militar, palestra na Câmara dos Deputados e saúda os Cadetes do Barro Branco!

Imagem
O Dr Ronaldo João Roth, Juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, é um dos professores de maior prestígio na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Os Cadetes identificam, na figura do Mestre e Magistrado, uma autoridade de elevado conhecimento teórico de uma atividade prática intensa e singular, sempre em defesa dos princípios e valores da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Para comprovar a segunda parte desta verdadeiro e incisivo relato, o Dr Roth apresentou, neste dia 14 de agosto, uma palestra na Câmara dos Deputados (Brasília/DF). Com o tema "Fortalecimento da Polícia Judicíaria Militar", iniciou seu discurso se apresentando como Docente e cumprimentando seus Alunos Oficiais de ontem, hoje e de sempre! OBRIGADO, ETERNO PROFESSOR!

DIA DE PROVA! Cadetes do 3° Ano do Curso de Formação de Oficiais realizam Verificação Corrente de Direito Penal

Imagem
As 06h30 de hoje, 13 de agosto, o Alunos Oficiais do último ano do CFO fizeram prova de Direito Penal. Com duração de 60 minutos e possibilidade de consultar o "vadem mecum" de leis, a avaliação exigiu conhecimentos teóricos e práticos (estudos de caso) para a aplicação da lei ao caso concreto. Esta disciplina é uma das mais importantes ao futuro Comandante, já que a análise das ocorrências, conduzidas por sua Tropa, será fundamental para definir se um fato é tipico, antijurídico e culpável. NULLUM CRIMEN SINE LEGE (Não há crime sem lei anterior que o defina)

BARRO BRANCO NA MÍDIA! Reportagens sobre doação ao Projeto Mudar e treinamento de pista policial são destaques no Semanário da Zona Norte de 12/8/20

Imagem
A edição do Semanário da Zona Norte, tradicional periódico de circulação impressa na Capital paulista,  ilustrou 2 reportagens sobre a Academia de Policia Militar do Barro Branco. Numa delas, a expressiva doação de quase 800 kg de mantimentos ao Projeto MUDAR, dirigido por nosso eterno Comandante, Coronel Gilson Lopes, demonstrou o espirito de solidariedade dos Cadetes. Na outra, a desenvoltura dos futuros Aspirantes-a-oficial em pista policial de procedimentos operacionais apresenta o nível de excelência na formação do futuro Comandante de nossa quase Bicentenária Instituição.

IRMANDADE! Oficial da Reserva doa sua Espada para futuro Aspirante-a-oficial

Imagem
Nesta quarta-feira,  dia 12,  o Cap PM Nelson Luis, Aspirante 83,  realizou doação de sua Espada de Oficial, o símbolo da carreira militar, ao Al Of PM Marcos, detentor de uma história de luta e resiliência para chegar até o Barro Branco. Em nome de nosso Comandante, Coronel Romanek, agradecemos ao Oficial por seu abnegado gesto, que tanto sensibilizou os Oficiais, Alunos Oficiais e Praças do Barro Branco, conduzindo todos nós a seguinte reflexão:  ESPADA É, APENAS, UM SÍMBOLO. MAS OS VALORES QUE ELA REPRESENTA SÃO ESSENCIAIS  E UNIVERSAIS: HONRA, CARÁTER, RETIDÃO E COMPROMISSO!

A DEVOLUÇÃO DO MOSQUETÃO! Cadetes do 3° Ano devolvem armamento simbólico para usarem a Espada nos Desfiles e Solenidades do Barro Branco.

Imagem
Foram 2 anos, carregando nos braços e apoiando nos ombros, o simbólico e representativo mosquetão. Os Cadetes do último ano do Curso de Formação de Oficiais devolveram, na última sexta-feira (07/08/20), o mosquetão. Ato extremamente representativo,  devolução remete a todas as aulas de Ordem Unida e Eventos onde estes futuros Comandantes representaram, com honra e dignidade, o "Ninho das Águias", nossa Academia de Polícia Militar do Barro Branco! PARABÉNS POR MAIS ESTA ETAPA, ASPIRANTES 2021! RUMO A ESPADA!

ESTÓRIAS DE PRIMEIRA NAS SEGUNDAS-FEIRAS (toda segunda, uma estória de nossa história): a Bandeira Nacional e sua Guarda de Honra

Imagem
Na década de 1950, o lendário Curso de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) possuia apenas a Bandeira Nacional em sua Guarda de Honra. Hoje, além de seus 7 Alunos Oficiais que realizam a escolta do Pavilhão, o maior símbolo de bossa nossa Nação é laedado pela Bandeira do Estado de São Paulo e pelo Estandarte da APMBB, conduzido pelo 1° colocado do último ano do CFO.

BARRO BRANCO DOA QUASE 800 KG DE MANTIMENTOS! Entidade beneficiada, o Projeto Mudar, é presidida há 27 anos pelo Cel PM Gilson Lopes

Imagem
Na manhã de hoje, o Comandante de Academia de Policia Militar do Barro Branco - Cel Romanek, juntamente com os Oficiais Superiores do Estado Maior, Comandantes de Companhias Escola e os primeiros colocados dos 3 anos do Curso de Formação de Oficiais viabilizaram a DOAÇÃO DE QUASE 800 KG de gêneros diversos (alimentos, materiais de higiene e limpeza), aém de 20 cobertores, ao PROJETO MUDAR. Entidade administrada pelo Cel PM Gilson Lopes, atende 46 jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas com necessidades especiais.  MAIS UMA VEZ, OS ALUNOS OFICIAIS FAZEM A DIFERENÇA!

NOVAS RESPONSABILIDADES, MAS A MESMA MISSÃO - APRENDER A COMANDAR! Hoje, dia 08 de Agosto, inicia um novo ciclo do Barro Branco, com novas Turmas assumindo o 3° e o 2° ano do Curso de Formação de Oficiais!

Imagem
O serviço de Guarda do Quartel de hoje começou diferente! As funções de Oficial de Dia e de Aluno de Dia da Escola de Oficiais foram assumidas pelos novos terceiroanistas - os Aspirantes 2021. Já as escalas de Aluno de Dia estão, a partir de hoje, sob a responsabilidade dos novos segundoanistas - os Aspirantes 2022. Que este novo ciclo que se inicia HOJE seja repleto de sucesso, saúde e, sobretudo, crescimento profissional! Parafraseando nosso Comandante, Coronel Romanek, não se esqueçam que o mérito caminha, lado a lado, com a responsabilidade. Portanto, sejam EXEMPLO para os anos mais recrutas! "E UM DIA, HAVEREMOS REALIZADO NOSSO SONHO DE SER OFICIAIS, HURRA!

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS! Declaração da Aluna Oficial Aiany

Imagem
Se estou onde cheguei, devo tudo ao meu pai, meu exemplo de vida. 2° Sargento Enio, hoje da reserva do Exército, serviu toda a sua carreira no 20° RCB (Regimento da Cavalaria Blindada)  em CG-MS e participou da Missão de Paz da ONU no Haiti por duas vezes, em 2006 e  em 2010. Sempre ao meu lado, incentivando-me a conquistar os meus sonhos e a nunca desistir. Como sempre ouvi do senhor: treinamento difícil, combate fácil! Feliz Dia dos Pais!

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS! Declaração do Aluno Oficial Valdir

Imagem
Meu pai, 1 Sgt PM Valdir, entrou na PM em 2005, eu tinha 8 anos de idade, fez o curso básico de formação de soldado na ESSd (antigo CFSd) e curso específico no CPA-M2. Ao se formar foi para o 1 BPM/M, permanecendo lá por quase toda carreira, foi promovido a Cabo em 2011 e ingressou na ESSgt em 2013, ambos por meio de concurso interno, servindo hoje como 1 Sgt PM no CPA/M10. Eu ingressei no colégio PM após o ingresso do meu pai na PM e permaneci até me formar no ensino médio em 2014, concomitante com o curso técnico em mecânica de precisão pelo Senai. Após três anos em que trabalhei como desenhista técnico, frequência em estudo superior na Fatec SP, e cursinho para ingresso no oficialato, iniciei o curso de formação de soldados em 2017. Por fim, após cinco tentativas de ingresso na APMBB e um ano de serviço como Sd PM 2 Cl no 1 BPM/M, unidade em que meu pai também serviu por muitos anos, finalmente ingressei em 2020 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS! Declaração da Aluna Oficial Lara

Imagem
Na imagem , estou com meu pai João dos Santos Filho. A primeira foto foi tirada em  2000 durante  uma solenidade de desfile 07 de Setembro na nossa cidade natal e a segunda foto foi tirada 19 anos depois, durante a solenidade do meu espadim 2019 . Meu pai entrou na PMESP em 1997 servindo a unidade do 17BPM/I CPI-5 - São José do Rio Preto-SP, ele sempre foi um incentivador pra eu entrar na Polícia Militar, sonho de criança, o qual concretizei em 2016 quando tomei posse no concurso da PM , servi a unidade do 13º GB e então em 2019, após 5 anos de estudos, consegui a tão sonhada e "suada" vaga na Academia de Policia Militar do Barro Branco. Todas estas conquistas são minhas e da minha família, esta que me orgulho muito,  sem eles tudo teria se tornado mais díficil. Te amo, pai! e parabéns pelo seu dia !

USO DO ARMAMENTO SOB PRESSÃO: Exercício aos Cadetes do 2° CFO treina a montagem e desmonatagem do armamento sob stress

Imagem
A arma de um Policial Militar deve ser a extensão de seu próprio corpo! Imbuídos desta máxima, preconizada pelo legendário Coronel Giraldi, criador do método que revolucionou o Tiro Policial, os Cadetes da 4a. Cia Es treinam a montagem e desmontagem da pistola. 40 sob adversidades ambientais e psicológicas.  Os vencedores receberam os cumprimentos do Ten Cel PM Dutra Júnior, do CIPM (prof de História Militar e eterno Subcmt APMBB)

TRADIÇÃO EM FORMAR E FORJAR OFICIAIS! Exercícios de Adaptação ao novos Cadetes em 1989

Imagem
As primeiras semanas do novo Cadete na Academia de Polícia Militar do Barro Branco são importantes! Este momento define o rumo dos recém-ingressos, principalmente quanto a decisão de ter escolhido a carreira de Oficial da Polícia Militar: verdadeiro ato de abnegação em servir o povo paulista! Na imagem, vemos o período de adaptação, em janeiro de 1989, já contando com a chegada das primeiras Cadetes do CFO. Nosso atual Comandante, Cel Romanek, esta sentado com o lendário capacete azul em suas mãos, da direita para a esquerda e logo atras Cadetes Claudia Raposo e Marcia.

DIA A DIA BARRO BRANCO: Estágio de Adaptação a carreira policial militar ("semana zero")

Imagem
Ao ingressar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, os alunos são submetidos a uma adaptação à vida militar e preparados para a rotina acadêmica, com atividades físicas intensas e treinamento de ordem unida, aprendem a importância da Hierarquia e da Disciplina, pilares da instituição, passando por exercício de resiliência ao final do período, para aumentar a capacidade de ação ante a fadiga intensa e demonstrar ao futuro cadete as dificuldades e a importância do treinamento intenso para atuação no serviço policial militar. Nesta foto podemos ver o 1º CFO L após o exercício de resiliência, que marca o término da adaptação, com seus preceptores da turma Aspirantes 2020 e seu Comandante de Pelotão, 1º Ten PM Sarain. Foram realizados diversas atividade físicas e operacionais, como noções de Controle de Distúrbios Civis, Conduta de Patrulha e simulação de ocorrências policiais de alta gravidade.

PELOTÕES EM AULA! Tiro Defensivo na Preservação da Vida - Método Giraldi

Imagem
Aula de Tiro Defensivo na Preservação da Vida do 1º CFO L, da 2ª Cia Es, com o Cap PM Benites e Cap PM Casabona, onde os alunos aprendem as técnicas e procedimentos de tiro preconizados no Método Giraldi, o qual é referência de excelência no Brasil e utilizado por diversas forças policiais pelo país.

PELOTÕES EM AULA! Educação Física

Imagem
Os alunos do 1º CFO L em aula de Educação Física com o Cap PM Pettinato, graduado pela Escola de Educação Física da Polícia Militar, primeira instituição do tipo no Brasil, criada em 1910 durante a Missão Francesa, o que demonstra a importância desta disciplina na formação do militar e do oficial, que precisa estar com a saúde física plena para suportar a dura rotina do patrulhamento pelas ruas paulistas, preservando a ordem pública, de acordo com a nossa missão constitucional.

TREINANDO PARA SALVAR VIDAS! Alunos Oficiais treinam procedimentos operacionais em ocorrências complexas na manhã desta quinta-feira (6/8/20)

Imagem
A única forma de aprender atividades práticas ocorre através do treinamento! Imbuídos deste espírito, os Alunos do 2° CFO F, sob o comando do Ten Éuler, simularam ocorrências que exigem a repetição intuitiva de procedimentos para preservar a vida de sua Equipe e da Sociedade! Servir os paulistas, "MESMO QUE COM O SACRIFÍCIO DA PROPRIA VIDA!" (Juramento do Aspirante-a-oficial)

FORJANDO O FUTURO OFICIAL! Alunos Oficiais da 3a. Cia Es fazem exercícios noturnos de Choque na noite desta quarta-feira (5/8/20)

Imagem
Todo momento no Barro Branco é uma oportunidade de aprendizado! Com esta máxima, os Alunos Oficiais da 3a Companhia Escola realizam, na noite desta quarta-feira, exercícios de adaptação de formações de Controle de Distúrbios Civis. Além da natural dificuldade enfrentada pelo Pelotão de Choque nas ocorrências contra turbas e tumultos, a baixa luminosidade também se constitui em outro obstáculo a ser superado! Isso após uma extensa rotina de 10 horas-aula... TODO PASSO É FUNDAMENTAL PARA SE CONCLUIR UMA EXTENSA JORNADA! BOA SORTE, GUERREIROS E GUERREIRAS!

A ESPADA E OS FUTUROS COMANDANTES! Alunos Oficiais do 2° Ano - 3a. Cia executam Ordem Unida com a Arma Símbolo do Oficial.

Imagem
Na manhã de 5 de agosto, os "quase terceiranistas" fizeram movimentos importantes com a espada: saque, ombro arma e apresentar arma. Como cenário, o Pátio Cap PM Alberto Mendes Júnior, onde daqui há alguns meses receberão a Espada de suas madrinhas e padrinhos. "TU ÉS A NOSSA ESTRADA E POR TI SEMPRE ESTAREMOS,  VIBRANDO DE EMOÇÃO" (trecho do Hino da Escola de Oficiais)

A ESPERA DO PRÓXIMO ANO! Alunos do 1° e 2° anos estão a poucos dias de encerrar um ciclo e iniciar uma nova etapa no Curso de Formação de Oficiais.

Imagem
Hoje, 04 de agosto, os primeiro e segundoanistas se preparam para mais um intenso dia de aulas práticas. As atividades matinais ocorrem das 08h15 às 11h30. No período vespertino, além das matérias externas (respeitando os protocolos de saúde), haverá ações nos Grêmios, das 13h00 as 18h00. Em atividades na área da invernada, alguns discentes levam uma bolsa azul padronizada, com seus materiais pessoais. Entretanto, o que não sai da cabeça dos futuros Comandantes é o fim de uma etapa que se avizinha! Nossos guerreiros e guerreiras terminam o "ano" do Curso de Formação de Oficiais nesta sexta-feira.  A partir da próxima segunda-feira (10/08/20) estarão em novas Companhias e Pelotões. Mais uma ano para aprender e crescer, tanto pessoal como profissionalmente! " E A PÁTRIA, CONFIANTE! SEGUE SERENA E SEM TEMOR SABENDO QUE É GUARDADA E COM AMOR IDOLATRADA  TERRA BANDEIRANTE!" (trecho do Hino da Escola de Oficiais) Sigam o Barro Branco: - Facebook: @academiabarr